quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Oceano Índico



Olá! Hoje iremos falar sobre o Oceano Índico.


O Oceano Índico que está situado entre a África, a Ásia, a Austrália e a Antártida e tem uma área de 74.000.000 km2 a sua profundidade média é de 3.897m e máxima de cerca de 7.455m.

A dinâmica das águas do Oceano Índico é mais complexa que nos outros oceanos. O sistema austral é caracterizado pela distribuição regularmente sazonal dos ventos, das temperaturas (do ar e da água), da salinidade e das correntes superficiais. O sistema de monções ocupa a porção norte do Índico. Seu motor é a inversão sazonal dos ventos de monção. No Inverno, os ventos alísios sopram do NE em direcção à convergência inter tropical, criando uma circulação superficial comparável à dos outros oceanos. No Verão, os ventos quentes e húmidos e instáveis, atraídos pelas baixas pressões asiáticas, provocam um aquecimento parcial das águas, bem como uma aceleração das correntes que se dirigem predominantemente para Leste.

A temperatura elevada das águas favorece o desenvolvimento de recifes e de plataformas coralíferas.

2 comentários:

André, Dulcineia, Miguel F., Ruben S., Ruben P. disse...

Podiam fazer um "Top" dos oceanos maiores para os mais pequenos! Agora quanto ao trabalho está bom. Vocês podiam fazer um glossário de palavras "difíceis".

Maria João, Sandra, Patrícia, Diogo Frade, Patrick disse...

Bem, vejamos a área do Oceano Índico é bem grande. Logo 74.000.000 km2, só zeros. Está muito bom. Adoramos o vosso trabalho.